• Categoria do post:Notícias

Cooperação é a palavra-chave para toda e qualquer ação por garantia de direitos e este é exatamente o caso da parceria recém-estabelecida entre a FEBAB (Federação Brasileira de Associação de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições), criada em 1959, e a Campanha Eu Quero Minha Biblioteca, lançada em 2012.

“Há alguns anos partilhamos convicções e estamos em estreito contato e convívio em prol da universalização de bibliotecas em escolas”, afirma Christine Fontelles, idealizadora e coordenadora da Campanha Eu Quero Minha Biblioteca, que desde 2018 é viabilizada pelo Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE).

“O que ocorre agora é a confirmação do compromisso mútuo para integrar práticas e agenda de advocacy e compartilhamento de conteúdos afins, visando somar esforços para contribuir com a efetividade de política pública de bibliotecas em escolas, comprometidas com a promoção de práticas leitoras dirigidas e diversificadas, planejadas e realizadas por bibliotecárias(os) e professoras(es), nas próprias bibliotecas e fora delas, que componham com o projeto político pedagógico da escola e proponham outras leituras formativas”, complementa Christine.

Para Adriana Cybele Ferrari, presidente da FEBAB, tanto a agenda defendida pela Campanha quanto a cooperação são ações de suma importância. “Precisamos reunir todos os esforços para fazer o advocacy pelas bibliotecas, mostrando sua importância para a sociedade brasileira. Essa parceria irá ampliar nossas vozes, demonstrando que as bibliotecas são mais que coleções. Só existe um caminho para conseguirmos fazer acontecer a biblioteca escolar: Juntos!”

Crédito da foto: <a href=”https://www.freepik.com/free-photos-vectors/background”>Background vector created by macrovector – www.freepik.com</a>